quarta-feira, 9 de março de 2016

Faz mais pelo teu sorriso…

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral, tendo sido criada esta comemoração com o objetivo de aumentar a atenção dedicada à saúde oral. A data tem o propósito de evidenciar a importância de manter a saúde da boca durante toda a vida, através dos hábitos corretos de higiene oral, alimentação saudável e vigilância adequada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde oral é parte integrante da saúde e do bem-estar geral de todas as pessoas, assumindo assim um papel muito importante na qualidade de vida de todos nós.

As doenças orais atingem uma grande parte da população, no entanto se prevenidas precocemente e tratadas atempadamente, representam ganhos em saúde relevantes e custos económicos reduzidos.

A saúde oral está dependente de uma boa higiene oral, de uma alimentação saudável e de uma vigilância adequada, sendo estas as medidas mais eficazes para prevenir as doenças orais. Assim:

  • A escovagem dos dentes deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia (após o pequeno-almoço e antes de deitar), deve demorar de 2 a 3 minutos, escovar no máximo 2 dentes de cada vez, fazendo 5 a 10 movimentos nas superfícies dentárias abrangidas pela escova, deve-se utilizar cerca de 1cm de pasta dentífrica com 1000-1500 ppm de flúor, devendo ser efetuada de acordo com a sequência:

No final da escovagem dos dentes e da língua, deve-se cuspir o excesso de pasta dentífrica e não bochechar com água, para que o flúor atue mais tempo sobre os dentes.

  • Podes utilizar o fio dentário a partir dos 8/9 anos de idade (no inicio, com a supervisão dos pais e quando tiveres a destreza manual para o seu uso), 1 vez por dia, de preferência antes da última escovagem, utilizando cerca de 40cm de fio, de acordo com a sequência da imagem seguinte:
  • Deves ter uma alimentação saudável, equilibrada e variada, evitando a ingestão de alimentos cariogénicos (alimentos que favorecem o aparecimento da cárie dentária) e dar preferência na tua alimentação aos alimentos cariostáticos (alimentos que protegem os dentes). Podes seguir as indicações de acordo com a imagem abaixo:
  •   E não te esqueças das visitas regulares ao dentista, pelo menos uma vez por ano, seguindo as indicações que te são dadas. Se recebeste na escola o cheque dentista ou a referenciação para a higienista oral, não te esqueças de utilizar.
     



 Uma boca saudável com um sorriso brilhante depende de ti...
Enfermeira Rosa Seabra


Sem comentários:

Enviar um comentário