A Literacia Financeira é a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas, tendo em vista a gestão do dinheiro. Permite assim, consumir de forma consciente e saudável, bem como alcançar os objetivos no futuro. Incentiva ainda a pensar sobre poupanças.
Qual a importância da educação financeira?
A independência financeira e o conforto económico são requisitos essenciais para uma vida equilibrada, agradável e produtiva.
Sendo assim, podes perguntar-te:
1. Planeia os teus gastos
2. Cria o hábito de poupar
Aprender a poupar é uma questão de hábito. Quanto mais cedo começares, melhor para o futuro. Separa semanalmente/mensalmente uma quantia para a poupança, assim que receberes a "mesada" que os teus pais te dão. Aproveita também para guardar "aquele dinheiro" que te dão nos aniversários e outras épocas festivas.
Assim, diminuis a tentação de gastar mais do que deves!
3. Equilibra o poupar e o gastar
O planeamento financeiro é representado por uma balança, pois representa sempre o equilíbrio: entre poupar e gastar, entre presente e futuro. Guardar dinheiro é importante sim, mas deve ser feito com moderação.
Nada de passar a vida a acumular, sem aproveitar nada! É preciso aprender que é importantíssimo poupar dinheiro para o futuro, para se poder atingir objetivos!
4. Faz uma poupança
5. Não gastes mais do que ganhas/recebes
Vive e gasta de acordo com o teu nível de vida!
6. Corta as despesas supérfluas (desnecessárias)
Comparar preços também é um conselho. Hoje em dia é muito fácil comparar os preços dos produtos, principalmente porque hoje temos a internet para nos ajudar. Sempre antes de comprares algum produto, verifica o preço dele em várias lojas. Pode parecer pouco, mas conseguires economizar de 10 a 20% nas compras que fazes, algo que não é nada impossível, terás de 10 a 20% a mais no final do ano.