quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tabaco


  
Vive a tua Vida, sem Tabaco!!


                               
Dia 31de Maio
Dia Mundial sem Tabaco
 


Eu já fumo, …ou estou a pensar em fumar!
Os meus pais / encarregados de educação fumam!
Porque não deves começar a fumar?
Porque devem as pessoas de quem gosto deixar de fumar?


Porque…
O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, com efeitos tóxicos ou irritantes, (como o monóxido de carbono, a acetona, a amónia) e ainda outras com efeitos cancerígenos (mais de 40), como o benzeno, o cádmio, o chumbo, o níquel e o alcatrão. Foram encontradas inclusive substâncias radioactivas como o polónio – 210.
A nicotina é uma das substâncias presentes no tabaco, é uma droga, psico-ativa e provoca dependência. Quando o seu nível no sangue baixa, podem surgir sintomas como a falta de concentração, insónia, ansiedade, irritabilidade, aumento do apetite, que dizem ao corpo que tem que voltar a fumar. Assim que a nicotina é absorvida, chega rapidamente ao cérebro (poucos segundos), estimulando os centros cerebrais relacionados com o prazer, o que leva à repetição do gesto de fumar, mantendo a dependência.

Os riscos para a saúde decorrentes do consumo de tabaco, estão relacionados com o tempo de consumo e com a quantidade fumada. Por este motivo as vantagens de deixar de fumar são tanto maiores, quanto mais cedo deixar de fumar.

 Parar de fumar reduz o risco de doenças, tais como: o cancro do pulmão, enfarte, AVC e de morte prematura.

Alguns benefícios de deixar de Fumar:
·        Passadas 8 horas de deixar de fumar, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os níveis de oxigénio no sangue aumentam;
·        Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar melhora e a respiração torna-se mais fácil. Gradualmente a tosse matinal vai diminuindo, o hálito vai melhorando, a pele vai apresentando melhor aspecto.
·        Após um ano sem fumar, o risco de doença cardiovascular reduz-se para metade do verificado nos fumadores e ao final de 15 anos sem fumar, o risco é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
·        Um aspecto muito importante, é que vai poupar muito dinheiro, que poderá investir de forma mais saudável em algo que lhe dê prazer.
Parar de fumar traz benefícios para si e para os outros, por exemplo, as crianças aprendem a fumar observando o hábito de fumar dos adultos.
Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de uma substância que causa dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeia a tua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico.


Onde posso encontrar ajuda?
O teu Centro de Saúde tem uma consulta de Desabituação Tabágica, onde técnicos qualificados estão prontos para ajudar.

Horário: a consulta-se realiza-se semanalmente (ás 3ªfeiras das 11.30h-13horas ou ás 5ªfeiras das14h-17h).

 Marcação: pessoalmente no Centro de Saúde de Águeda ou através do telefone: 234 610 210



           http://www.portaldasaude.pt

Autor: Enf.º Rui Branco – UCC Grei – Centro de Saúde de Águeda






quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alimentação


Dicas para uma alimentação saudável!


Sabias que uma alimentação saudável e adequada é fundamental para que o crescimento e desenvolvimento do organismo ocorram de forma adequada?
 O tipo e a quantidade de alimentos consumidos têm um papel determinante no estado de saúde das pessoas e ao contrário do que muitas vezes é mencionado, ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação monótona nem abdicar por completo dos alimentos de que mais se gosta (e que nem sempre são os mais saudáveis!).
O importante é que o consumo desses alimentos seja feito em dias mais especiais e que a regra do teu dia a dia alimentar siga as principais recomendações para uma alimentação saudável, ou seja, que tenhas uma alimentação completa, equilibrada e variada!
Se aplicares na prática algumas recomendações simples, poderás, certamente, ter uma Alimentação Diária mais Saudável.

Toma nota:

§ Faz 5 a 6 refeições por dia, com intervalos não superiores a 3h30m
§ Toma sempre o pequeno-almoço
§ Consome 5 porções de fruta e hortícolas por dia
§ Inicia as refeições principais com sopa
§ Ingere 2 a 3 porções de lacticínios por dia
§ Evita o consumo de alimentos ricos em sal, gordura e açúcar
§ Não comas muito numa só refeição
§ Come calmamente e mastiga muito bem os alimentos
§ Evita os refrigerantes
§ Bebe água com abundância

                                           E não te esqueças: Pratica atividade física diariamente.
                                                               Mexe-te, pela tua saúde!






Nutricionista Liliana Granja

 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Desporto

 
 Previne lesões! Aprende como!



As horas sentadas passadas ao computador, em frente à televisão ou mesmo a jogar videogames, as más posturas, e as mochilas incorretas associadas a este sedentarismo deixam não só o teu corpo propenso a atrofias, assim como a possíveis lesões e atraso de crescimento/ alinhamento saudável.

É importante seres ativo, por isso, chama os teus amigos, vai para  jardim, anda de bicicleta… e realiza uma atividade física a teu gosto. Neste sentido, sempre que praticares exercício físico, deves ter em atenção 2 aspetos para evitares lesões: o aquecimento e o arrefecimento. 


Aquecimento

O aquecimento são os primeiros 10 / 15 minutos da tua atividade física e prepara o teu corpo, em repouso, para a execução de qualquer atividade física. Deve ser progressivo e gradual sem levar ao cansaço. Ele tem o potencial de preparar o teu coração, aumentando o seu batimento, o teu sistema respiratório e melhorar o teu desempenho na prática desportiva.
Deve ser constituído:
1º. Caminhada a um ritmo mais acelerado durante 5 minutos.
2º. Alongamento dos músculos:
       - Do pescoço;
       - Dos ombros e braços;
       - Do tronco;
       - Da coxa e perna.



O alongamento é um exercício que consiste na extensão do músculo além de seu comprimento em repouso. Tem por objetivo aumentar a flexibilidade e diminuir as tensões musculares.
É saudável, não tem contra-indicações e traz muitos benefícios para qualquer idade, como a ativação da circulação, a melhoria da postura e da capacidade respiratória, ajuda na concentração, e reduz a ansiedade e o stress.
No alongamento não ultrapasses as tuas limitações para não te lesionares e deves escolher diferentes alongamentos dependendo da atividade que fores realizar. 
Existem dois tipos de alongamentos, o estático e dinâmico:
No alongamento estático (parado) permanece 15 a 30 segundos na mesma posição.
No alongamento dinâmico (em movimento) faz 5 repetições para cada movimento.


Arrefecimento/Relaxamento

O arrefecimento corresponde aos últimos 10 minutos da tua atividade física e permite  voltar ao estado normal do teu coração, da tua respiração e relaxar os músculos, diminuindo as cãibras e dores musculares.
Deves diminuir gradualmente a intensidade da atividade física e acabar com:
1º. Caminhada mais lenta durante 5 minutos.
2º. Realização de exercícios respiratórios.
3º. Alongamento estático dos músculos, igual ao do aquecimento.


NOTA: É importante que tragas sempre contigo uma garrafa de água para promoveres uma boa hidratação.
             

Tal como aqueles que gostam de ti te dizem, na prática de atividade física é igual:
“Mais vale prevenir do que remediar”!




Fisioterapeuta Marta Santo
Estagiária Liliana Lopes